segunda-feira, 4 de julho de 2011

RUMO A BELO HORIZONTE!

Em menos de duas semanas, representantes dos estudantes de Filosofia no país estarão reunidos em Belo Horizonte para a 6ª edição do Congresso da Associação Brasileira dos Estudantes de Filosofia, a ABEF. A temática do mesmo (O papel da filosofia para a compreensão da realidade social) será discutida a partir de realidades concretas, como o que está acontecento na Ocupação Dandara, onde famílias estão sendo ameaçadas de despejo para poderem ser construídas as obras da Copa do Mundo. Veja no mapa!


Exibir mapa ampliado

10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO JÁ!

Outro momento de destaque será a discussão sobre o novo Plano Nacional de Educação, apresentado em dezembro de 2010 pelo Governo Federal. Diversas metas não cumpridas pelo PNE 2001-2011 reaparecem nessa proposta e várias medidas visam consolidar a Contra-Reforma Universitária.



Nesse sentido, cabe ressaltar a iniciativa do ANDES-SN que há poucos dias convidou a ABEF e demais entidades do Movimento Estudantil para colocarmos em prática um Plebiscito Popular Nacional pelos "10% do PIB para a educação já!" no segundo semestre. No dia 21 de julho será realizada a próxima reunião em Brasília/DF.

FILOSOFIA NA ESCOLA, COM PROFESSOR DE FILOSOFIA!

No ano em que a Lei 11.684, que torna obrigatório o ensino de filosofia e de sociologia nao ensino médio, já deveria estar sendo cumprida integralmente, seguimos sendo preteridos ao cargo de professor de filosofia nas escolas porque não ocorrem concursos públicos. Com isso, os jovens seguem tendo uma "aula de filosofia" com professores de outras áreas.

A realização do Congresso da ABEF ocorrerá simultaneamente ao Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais, também em Belo Horizonte, façamos dessa coincidência algo concreto, pois historicamente a luta pela valorização da filosofia está ligada ao reconhecimento da sociologia.

A REORGANIZAÇÃO DO MEFIL

Apesar não estar explicitado dessa forma na programação, o VI Congresso da ABEF deverá propor mudanças na organização do Movimento Estudantil de Filosofia, para melhorar as condições de nossa atuação a nível nacional e regional, diante dos desafios que temos pela frente. Para colaborar com isso, além dos convidados para as Mesas e os Grupos Discussão, haverão as plenárias e a Assembleia Geral para deliberar tais alterações.



Acesse www.cobrefilbh2011.blogspot.com e efetue a sua inscrição antecipada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário