terça-feira, 7 de junho de 2011

ENCAMINHAMENTOS DO FENEX RJ


O FENEX – Fórum Nacional de Executivas e Federações de Cursos reuniu 14 entidades representativas de curso durante os dias 20, 21 e 22 de Maio no campus da Praia Vermelha da UFRJ.

O fórum reúne bimestralmente as executivas e federações de estudantes do Brasil para afinar a política entre as entidades, debater eixos centrais para o movimento estudantil e tirar atividades unitárias dentro do movimento estudantil de área.
Neste FENEX estiveram presentes a ENECOS (Comunicação Social), FEMEH (História), FEAB (Agronomia), ENEBIO (Biologia), ABEEF (Engenharia Florestal), ENESSO (Serviço Social), FENECO (Economia), ENEENF (Enfermagem), EXNEPE (Pedagogia), CONEP (Psicologia), DENEM (Medicina), EXNEL (Letras), CONESC (Saúde Coletiva) e a FENED (Direito).

O FENEX Rio debateu prioritariamente eixos de Criminalização da Pobreza, Avaliação Institucional (SINAES/ENADE), Saúde Pública, Currículo, Financiamento Universitário e ao fim do fórum foi tirado um calendário de lutas unificadas das entidades.

Historicamente o FENEX tem sido importante para a articulação de importantes lutas do movimento estudantil brasileiro organizando nacionalmente atividades como o boicote ao ENADE e trabalhando importantes campanhas como a recente mobilização em torno da Abertura Imediata dos Arquivos da Ditadura.


Confira os encaminhamentos deste FENEX Rio de Janeiro:


Eixo de Criminalização dos Movimentos Sociais


• Aprofundamento e articulação de luta do movimento estudantil com os movimentos sociais, respeitando a autonomia destes, propomos que se construam pautas juntas.


Eixo de Avaliação Institucional – SINAES/ENADE

• Disponibilizar o material da cartilha e da campanha de boicote em nossas redes sociais – cartaz e material da cartilha em PDF;
• 01 semana para diagramação e fechamento do conteúdo da cartilha via lista do FENEX;
• 01 semana para levantar o local mais barato para rodar o material e a melhor maneira de descentralizar (Verificar os malotes das IFES);
• A cartilha é um meio, não o fim, do processo de avaliação institucional. A ideia é que os cursos criem suas propostas de avaliação de curso de acordo com suas realidades de área e respeitando suas especificidades regionais.



Eixo de Saúde Pública

• Participar do Seminário da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde. (Calendário)
• Construir o documento “Contra fatos não há argumentos” somando experiências e acúmulos.
• Contato com serviços de saúde para coletar experiências sobre as Organizações Sociais.
• Campanha contra o Novo Código Florestal / Campanha contra a MP520 / Campanha contra o uso de agrotóxicos (Esta possui comitês regionais.)
• Debater e acumular sobre as parcerias público-privado.
• Procurar desenvolver espaços em nossos encontros para as executivas que constroem o FENEX possam socializar os acúmulos desenvolvidos nos diversos movimentos de área e também estreitar laços entre estes setores do movimento estudantil. Lembrando de adequar esse espaço à realidade e possibilidade das executivas e federações em questão.


Eixo de Currículo

• Encaminhar um documento amplo de currículo colhendo a síntese criada no espaço. Fazer análise mais ampla colocando como a própria educação básica já está atrelada a essa lógica. Anexar a esta as experiências concretas que as executivas possuem.
• Captar elementos para a elaboração do documento no texto de currículo da cartilha de Universidade Popular e na contribuição do último encontro da EXNEPE – Encontro Nacional.
• Unificação do processo de lutas em torno de uma mesma bandeira entre as executivas (Educação/Currículo).


Eixo de Financiamento e Autonomia Universitária

• Carta sobre a questão do Financiamento Universitário e sobre o novo PNE.
• Indicativo de campanha dos 10% do PIB para a educação.
• Trabalhar a formação da pauta nos movimentos para além da universidade.


O próximo FENEX será dia 16, 17 e 18 de Setembro com indicativo de sede para Recife/PE. Os eixos de debate do próximo fórum serão: 1) Conjuntura; 2) Gênero e Política; 3) Educação 01 – Plano Nacional de Educação (PNE) e 4) Educação 02 – Projetos Alternativos de Universidade.
Fonte: ENECOS

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