segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

TODOS ÀS RUAS PELO PASSE LIVRE!

O início deste ano foi marcado pelos reajustes nas tarifas dos ônibus municipais em pelo menos dezessete grandes cidades brasileiras. No primeiro dia do ano houve aumento em São Caetano (SP) e Diadema (SP), na Grande São Paulo. No dia 2, passou a valer os novos valores das passagens no Rio de Janeiro (RJ) e em Salvador (BA). Na segunda-feira (3), foram reajustadas as tarifas em João Pessoa (PB), Santo André (SP) e Vitória (ES). No dia 5, Guarulhos (SP), Joinville (SC) e São Paulo (SP). E no último dia 9, entrou em vigor as novas passagens em Ijuí (RS) e Recife (PE). Na cidade de Campinas, interior de Sâo Paulo, o reajuste foi feito no último domingo (16). Em Belo Horizonte e Poços de Caldas, em Minas Gerais, e em Pelotas (RS), os reajustes ocorreram ainda em dezembro de 2010. Já em Santa Maria (RS), o aumento foi realizado em outubro de 2010.

Inúmeros governos estaduais e municipais têm suas campanhas eleitorais financiadas pelos donos das empresas de transporte que aguardam ansiosamente o período de férias quando têm esse “favor” devolvido.

Mas a luta não terminou, há a previsão de aumento no valor da passagem de ônibus em Aracaju (SE), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Manaus (AM), Natal (RN) e Porto Velho (RO) dentre outras. A ABEF conclama o Movimento Estudantil de Filosofia a somar forças com os demais estudantes e trabalhadores na defesa do transporte coletivo público em todo o país.

Confira a tabela de reajustes elaborada pelo Brasil de Fato, aqui.

NÃO AO AUMENTO DAS PASSAGENS!

PELO PASSE LIVRE PARA ESTUDANTES E DESEMPREGADOS!

2 comentários:

  1. Esse ataque mostra a força do movimento estudantil. Temendo a mobilização, em Cuiabá houve o aumento na tarifa e a tentativa de ataque ao direito dos estudantes por parte da prefeitura de Cuiabá que queria acabar com o passe livre estudantil, que foi conquistado através de muitas mobilizações e enfrentamentos.

    É nesse momento que o Movimento estudantil deve se fortalecer, ainda mais, por essa causa que une toda a classe trabalhadora e os filhos dessa classe.

    Os estudantes de Cuiabá através de muita luta, conseguimos garantir o passe livre a todos os estudantes, e nós desejamos que essa conquista de expanda para todo o Brasil!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Vitor!

    O Passe Livre é uma bandeira justa e viável, por isso, precisamos nos organizar e somar forças em busca de tais conquistas. No Rio de Janeiro o passe livre também é realidade.

    PULE A CATRACA!

    ResponderExcluir