sábado, 4 de dezembro de 2010

PARTICIPE DOS EIV's DE 2011

Sabes o que o trabalho de uma camponesa tem a ver com o de uma filósofa? E o que nós, da universidade, temos em comum com o Movimento dos Atingidos por Barragens? E com o Movimento das Mulheres Camponesas? E com o Movimento dos Pequenos Agricultores? E com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra? Acreditamos que somente através da vivência, da partilha, do diálogo, da comunicação é possível responder a essas questões. Por isso queremos te convidar para participar dos Estágios Interdisciplinares de Vivências!

O EIV consiste num importante instrumento pedagógico auxiliar da formação profissional e propulsor da tomada de consciência do estudante sobre a diversidade e a complexidade das condições sociais de vida e trabalho vigentes na sociedade, sobretudo, as do meio rural. Também representa para as famílias um espaço de interação, de formação, de elevação significativa da auto-estima, de reflexão, sobretudo do perfil do futuro profissional que irá desenvolver atividades futuras naquela área. O EIV propicia ao estudante universitário o contato com a realidade social daqueles que foram excluídos do processo de produção, no intuito de romper com a divisão entre teoria e prática consagrada na Academia.

Esta experiência se pauta por três princípios fundamentais: a parceria, que se dá na relação do Movimento Estudantil com os Movimentos Sociais Camponeses; a interdisciplinaridade, que propicia o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento, abrindo espaço para outros pontos de vista sobre determinados temas e problemáticas, além de exercitar a discussão e a reflexão coletiva; e a não intervenção, que garante ao estudante dedicar-se apenas ao conhecimento da realidade dos agricultores para compreendê-la e, ao mesmo tempo, oferecer elementos para problematizar sua formação profissional e humana, e, possivelmente, dimensionar ações futuras de interação e contribuição profissional.

O EIV é composto de três momentos: a preparação, na qual basicamente se estuda os assuntos que são importantes para o entendimento da realidade que os estagiários presenciarão em breve; a vivência que é quando cada um dos estudantes será enviado a uma família camponesa e passa a viver como um membro da família por um período de aproximadamente dez dias; e a socialização das vivências e avaliação do estágio que acontece após esse período de vivência nas áreas rurais, é o espaço onde concluímos o estágio e propomos ações futuras.

O EIV surgiu em 1989, e hoje já ocorre em diversos Estados, sendo construído em conjunto por entidades estudantis, grupos de extensão e os movimentos da Via Campesina. A maior parte dos Estágios é construída entre março e dezembro, através de reuniões mensais, e o Estágio propriamente dito ocorrem entre dezembro e fevereiro. Em 2009, durante o IV Congresso da ABEF, realizado em Guarulhos/ SP, a Associação Brasileira dos Estudantes de Filosofia, após debates, deliberou em plenário, discutir, debater e construir os EIV’s em conjunto com os Movimentos Sociais do Campo e da Cidade, na medida em que visa estender um momento de formação política e de vivência, passando assim a incorporar além do debate e da vivência em áreas de reforma agrária, introduzindo-se também nas áreas de ocupações urbanas.

LEVANTAMENTO DOS EIV's EM 2011*

EIV RIO GRANDE DO SUL - De 16/02/11 à 07/03/11
www.eivrs.wordpress.com - estagioiv.rs@gmail.com

EIV Santa Maria/RS - (Datas a confirmar)
diegopitirini@gmail.com

EIV SANTA CATARINA - De 15/01/11 à 03/02/11
www.eiv.libertar.org - eivemsc2011@yahoo.com.br

EIV PARANÁ - De 09/02/11 à 27/02/11
www.eivpr.wordpress.com - eivparana@gmail.com

EIV SÃO PAULO - Datas a confirmar
www.eivsp.wordpress.com - eivsaopaulo@gmail.com

EIV MINAS GERAIS - De 02/02/11 à 25/02/11
www.eivregionalmg.blogspot.com - eivregional@gmail.com

EIV RIO DE JANEIRO - De 07/02/11 à 27/02/11
www.neararj.wordpress.com - neararj@yahoo.com.br

EIV ESPÍRITO SANTO - De 09/01/11 à 31/01/11
www.estagiodevivenciaes.wordpress.com - estagio.vivencia@yahoo.com.br

EIV BAHIA - De 10/01/11 à 28/01/11
eiv.reconcavo@gmail.com

EIV SERGIPE - De 09/01/11 à 29/01/11
www.eiv-sergipe.blogspot.com - eivsergipe@gmail.com


* Sujeito a atualizações.

Você estudante de filosofia com interesse em participar de algum dos EIV's em 2011, se inscreva e entre em contato com a Coordenação Nacional da ABEF para que possamos auxiliá-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário